O jogo apresenta montarias de extraordinaria perfeição física (que podem ser lobos, cavalos, unicórnios e até mesmo um enorme dragão) e foi um dos precursores neste aspecto. Como todo bom MMORPG o jogo tem uma lista de objetivos extensa. Dentro do jogo após atingir determinado nível, é possível transformar seu personagem em um Semi-Deus (chamado de ARCH) e que mais tarde poderá tornar-se um Personagem Celestial, detentor de imensos poderes.
Classes
Existem quatro classes dentro do jogo, com suas respectivas habilidades, vantagens e desvantagens. Ao criar um personagem, você deve escolher entre uma dessas quatro classes: Foema, BeastMaster, TransKnight ou Huntress.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foema
Trata-se, juntamente com os TKs, da classe mais popular do WYD, pois é uma classe onde há a garantia de que sempre será forte, além de serem imprescindíveis em guerras e bastante agressiva em PvP devido ao seu dano elevado.
A poderosa classe das foemas pode ser dividida em três árvores distintas: magia branca, magia negra e battle.
As foemas de magia branca dedicam-se mais ao grupo, e concentram seu poder na cura dos feridos e na fortificão dos seus companheiros de batalha. É visto por muitos como um personagem imortal, tendo em vista suas curas serem bem eficazes e seu healt power relativamente alto.
As foemas de magia negra dedicam-se pesadamente em magia, por isso, possuem ataques extremamente fortes e de longo alcance, sendo considerada entre todos as raças, a que possui o maior dano. A foema de magia negra utiliza a força dos elementos (fogo e gelo) para criar tempestades de fogo e nevascas. É uma classe bastante equilibrada e que possui muitos poderes. Também são conhecidas como Black Foema.
As battle foemas dedicam-se ao udo do arco, de espadas, e de quaisquer armas que causem dano físico. Elas são bastante raras e muito requisitadas pelas guilds, pois suas magias fortalecem a todos do grupo, fazendo com que atualmente, não há como se conceber um grupo de caça ou de guerra sem a presença de uma battle foema.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trata-se de uma classe muito boa para caçadas, e em guerras ela é bastante resistente e útil, todavia não é muito forte em PvP devido ao seu baixo dano mágico e no caso de dano físico, da baixa taxa de crítico.
A resistente classe dos beastmasters pode ser dividida em três árvores distintas: evocador, natureza e elemental.
Os beastmasters evocadores são xamãs que utilizam a evocação de criaturas (desde condores, passando por dragões, até demônios) para se defender e atacar, mas principalmente para caçar. Pelo fato dessa classe ser fraca em PvP, ela é muito pouco utilizada, apesar dela ser indiscutivelmente a melhor classe para caçadas, matando com facilidade monstros com level muito maior que o seu. Pode-se dizer que 90% dos itens raros já dropados contou com a participação de um evocador.
Os beastmasters natureza são druidas que utilizam o poder da transformação para lutar corpo a corpo com o inimigo, utilizando na maioria das vezes dois machados ou duas espadas, e em alguns casos, escudo e arma de arremesso. Trata-se de uma classe extremamente equilibrada e que utilizam sua defesa, constituição e ataque altos para arrasar no campo de batalha, é uma classe extremamente difícil de se matar em face da sua defesa e HP altos.
Os beastmasters elementais utilizam o elemento sagrado para desferir magias e invocar proteções elementais. O elemental também possui transformações e consegue evocar poderosas criaturas para lutar ao seu lado. Seu dano não é tal alto, porém sua imunidade e sua defesa alta são atrativos para que muitos players adotem essa classe. O mais famoso dos beastmasters elementais no Brasil foi o controvertido GhostBra (Capa Azul) que dominou o ranking brasileiro por muito tempo, além de ser considerado por muitos, durante muito tempo, como o player mais forte do Brasil. O beastmaster elemental é uma das classes mais utilizadas no WYD brasileiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TransKnight

A famosa classe dos Tks podem ser de dividida em três árvores distintas: trans, espada mágica e confiança.
Os TKs trans são valorosos guerreiros que tem fortíssimos ataques físicos, possuem muita força e muita constituição. Geralmente, utilizam a espada ou o martelo de duas mãos. São verdadeiras máquinas de batalha, pois o seu dano físico é possivelmente o mais ato de todos. O mais famoso e condecorado dos TK trans foi Primata (Capa Vermelha), que era extremamente temido, admirado e respeitado por todos; cumpre ressaltar também que ele foi o primeiro player do Brasil a criar um Arch, o primeiro a fazer um set +10 e também o primeiro a conquistar o Castelo de Noatun.
Os Tks espada mágica são guerreiros que utilizam a face mágica dos Deuses. Geralmente se utilizam de uma lança mágica para desferir suas magias. Assim como as Foemas de magia negra, eles utilizam a força dos elementos (fogo, gelo e sagrado) para atacarem com danos mágicos realmente altos, só perdendo em dano para as Foemas de magia negra, todavia, ele possui constituição e defesa bastante elevados comparados aos de uma Black Foema.
Os Tks confiança, também conhecidos por Magic Knights (MKs), são guerreiros que utilizam a face bondosa dos Deuses para possuirem uma defesa maior em troca de um dano menor comparado aos TKs espada mágica. Todavia, os MKs utilizam-se de um combo: cajado de uma mão + machado de uma mão; para atacarem com mais força. Atualmente é uma das classes mais utilizadas o Brasil, devido a sua força no PvP, sua defesa, constituição e danos todos acima da média, ele se tornou uma classe bastente famosa.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Huntress

A controvertida classe das huntress podem ser de três árvores distintas: sobrevivência, captura e troca.
A huntress de sobrevivência é boa para caçadas, podendo utilizar-se tanto da garra quanto do arco e flecha. No cenário brasileiro, poucos se aventuraram a montar uma huntress de sobrevivência. Extremamente evasiva, possui pouca defesa e constituição, seu dano é alto comparado com a huntress de captura...
A huntress de captura geralmente utiliza armas de dano alto, tais como espadas ou machados de uma mão, para utilizar com sua 8ª skill e produzir um alto dano em apenas um golpe. Extremamente evasiva, possui pouca defesa e constituição, seu dano é mediano e suas lâminas mortais.
A huntress de troca era originalmente vista como uma árvore de skills de comércio e não de PvP, sendo que por muito tempo ninguém a utilizou imaginando que ela seria ruim para PvP. Todavia, de todas as huntress do Brasil, pode-se dizer que nos dias de hoje, 90% é adepta dessa árvore. Ela possui uma constituição relativamente boa, defesa boa, e dano bom. Sua arma favorita é o arco e flecha, mas ela também utiliza garras de proximidade.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------